sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Sobre Mais alguns pores-do-sol

Atravesso isso, mais alguns pores do sol. Muitos fins dos dias. Na verdade, Maio costumava ser o meu mês ruim, até 2001. E o de 2001 foi particularmente desastroso. E foi o de 2001 o primeiro dos meus tristes Outubros.

O sol se põe em tons de cinza em Outubro. O céu se mantém chumbado, isso quando é possível olhar para cima. Vê-se apenas pés apressados entre uma e outra poça dágua avermelhada pela lama peculiar do cerrado.

O ar é pesado, respirar é pesado. Mover-se é pesado e os dias são repletos de pesares...
Outubro é um mês em que não dá pra chorar, mas açoitar-se com arrependimentos. Segurar com as mãos a cabeça e ter calafrios. A tristeza é indecente, a apatia, aceitável. Nada mais do que viver dias depressivos, e amaldiçoar o fim de cada um deles.

É como aquela antiga raiva punk. Porque se deparar com alguém tão completamente inundado, vestido de raiva faz a sua parecer um mero resmungo de velho rabugento, mal-humorado e desinteressante.

Outubro não apresenta pores do sol. Outubro foge com amores. Some com pessoas. Tudo que importa: o vento, a cor, as texturas, vozes e abraços, tudo desaparece em Outubro. E nem sempre voltam. Cada estímulo do ambiente em outubro faz lembrar, faz reviver essas perdas. Faz sentir de novo cada gota de dor, aprendidas nos malditos Outubros anteriores.

Mais alguns pores do sol e não suporto mais. Louca para chegar o cálido ar acolhedor de novembro, como um consolo para todas as lágrimas não derramadas no mês vizinho.
Novembro é a chance de desfazer. Novembro é tempo de consertar, de ousar, de encorajar-se. Sempre, talvez, a última chance. Nunca sei se terei outro outubro. Novembro é todo verde. A esperança e a expectativa e até mesmo a decisão de havê-los.

Dê-me mais um ou dois outubros só, pra sucumbir, pisoteada por meus próprios elefantes.

2 comentários:

Lê Cami disse...

Não fale mal dos outubros. eles são minha alegria, completude e momento! É o meu dia, o meu mês e a celebração da minha vida em cada um deles....

Hayet disse...

Sim e você fica tão auto-focada que nunca parou pra perceber que eu sempre fico deprimida em Outubro.